A Sala de
Recursos Multifuncional – SRM, vem do Ministério da Educação para efetivar a
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva MEC
1998). As salas “são ambientes dotados de equipamentos,
mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento
educacional especializado”(Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de
2008).
O trabalho na sala multifuncional
tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento dos alunos com diagnóstico
de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas
habilidades/superdotação matriculados nas escola de abrangência deste pólo.
O
Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizado com estes alunos nesta
sala, visa abordar conceitos e questões importantes que estimulem o
desenvolvimento da autonomia, e também o acompanhamento da turma. O AEE não é um reforço, ele
complementa ou suplementa o trabalho realizado em sala de aula pela professora
e auxiliar de educação especial. O respeito às especificidades de cada criança
é fundamental durante estes atendimentos, onde seus potenciais são valorizados
e suas dificuldades trabalhadas.
A proposta de educação inclusiva,
está instalada em todas as escolas, mas nem sempre esse processo se efetiva.
Aqui no CEM Vilson Kleinubing, temos tentado contribuir para que todos os
nossos alunos tenham acessibilidade, inclusive aqueles com algum diagnóstico de
deficiência.
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