Postado em 02/10/2012
Na
oficina de Cerâmica, as crianças do Programa Mais Educação participam de
momentos de criação na argila.
A
criação das peças é cuidadosamente planejada e orientada por profissionais,
tendo a importante participação dos alunos do Projeto, visando às necessidades
lúdicas de cada grupo, bem como o nível de praticidade na confecção (criação)
das peças em cerâmica.
Após
a elaboração das peças em argila, elas são levadas, ainda cruas, ao forno de
oleiro. Submetidas a uma temperatura de aproximadamente 1.000ºC, as peças são
queimadas.
Após
a queima, as peças adquirem uma coloração avermelhada (cor de tijolo) e, também,
resistência ao uso.
Enfim,
as peças ficam prontas para a pintura, que é uma etapa aguardada com muita
ansiedade pelos alunos.
Ofícina de Percurssão do Mais Educação (Profº Cleyton Medeiros)
Postado em 02/10/2012
Nossa
proposta, no primeiro semestre, foi trabalhar com o reaproveitamento do lixo.
Transferimos esta proposta para a oficina de percussão.
Primeiramente,
os alunos se mostraram assustados com esta nova ideia, mas foi feito um
trabalho de reconhecimento de timbres agudos, graves e médios, com os
instrumentos de percussão.
Após este reconhecimento, começamos a fazer o mesmo com material reciclável, como garrafas pet, garrafas de vidro, latas e baldes plásticos.
Assim, conseguimos montar ritmos com este material, e os alunos aprovaram a ideal.
Após este reconhecimento, começamos a fazer o mesmo com material reciclável, como garrafas pet, garrafas de vidro, latas e baldes plásticos.
Assim, conseguimos montar ritmos com este material, e os alunos aprovaram a ideal.
Ofícina de Matemática do Mais Educação (Profº Robson Alves)
Postado em 02/10/2012
Na
oficina de Matemática, os alunos têm a oportunidade de trazer as dúvidas
referentes aos conteúdos trabalhados em sala de aula, visando o esclarecimento
de questões muitas vezes não compreendidas em sala. Além disso, o lúdico e a
forma mais contextualizada estão presentes semanalmente em suas rotinas
escolares, desmistificando o “bicho de sete cabeças” que a matemática
representa em suas vidas e tornando mais prazeroso o processo de aprendizagem.
Por
meio de desafios e atividades que envolvem elaboração de estratégias e
operações básicas, é possível desenvolver o raciocínio lógico e abstrato e o
processo de compreensão em relação às operações fundamentais, “visualizando”
como acontecem as operações de soma, subtração, multiplicação e divisão por
meio de atividades mais concretas.
“Com tudo isso, a matemática, presente no Mais Educação, permite ao aluno várias possibilidades além das propostas em sala de aula, uma visão mais lúdica e prazerosa, e a busca por assuntos não compreendidos em sala.”
“Com tudo isso, a matemática, presente no Mais Educação, permite ao aluno várias possibilidades além das propostas em sala de aula, uma visão mais lúdica e prazerosa, e a busca por assuntos não compreendidos em sala.”
Ofícina de Xadrez do Mais Educação (Profº Márcio Aurélio Vieira)
Postado em 28/09/2012
A aprendizagem humana é
influenciada por aspectos motores, cognitivos, expressivos, afetivos e
ambientais. Com o intuito de oferecer uma
atividade no Programa Mais Educação onde contemplasse o ser humano num todo
resolveu-se inserir o Xadrez que é o segundo esporte mais praticado no mundo,
perdendo apenas para o futebol. Através de sua prática a criança racionaliza
suas habilidades cognitivas, pois é uma atividade que envolve todas as questões
mentais (pensa-se no que fazer) e físicas (executa-se o movimento), utiliza-se
o ato abstrato do pensamento e o ato motor execução.
Sendo este um jogo que trabalha com as questões cognitivas (desenvolvimento
da memória, da capacidade de
concentração e da velocidade de raciocínio,
da vazão a imaginação etc..), trabalha com valores ganhar e perder
quem “ganha” não é propriamente o melhor e quem “perde” não significa ser um derrotado,
no transcorrer da partida foram tomadas decisões umas boas outras não tão boas
então a derrota não é sinônimo de fracasso nem vitória é sinônimo de sucesso.
O Xadrez, estimula o hábito de refletir antes de agir,
além de ensinar a arcar com as responsabilidades dos próprios atos.
Oficina de Letramento do Mais Educação (Profª Maria Regina)
O
Letramento desenvolve-se através dos pressupostos que norteiam as concepções da
alfabetização na Língua Portuguesa e Matemática, do 1º 5º anos, nas segundas e
sextas feiras, no Programa Mais Educação.
As atividades foram desenvolvidas a partir dos projetos semestrais “O lixo nosso de cada dia” (1º semestre) e “Encontrando culturas e Valores” (2º semestre).
Os alunos estão tendo um bom desenvolvimento individual em sala. São participativos e comprometidos com os objetivos propostos.As atividades são através do lúdico, já que utilizamos jogos de alfabetização, diagrama quebra cabeça,cruzadinhas, pesquisas de informações e em DVDs, trabalhos em grupos e apresentações com os temas propostos.
Estão de parabéns todos os alunos, professores e oficineiros , e, em particular a diretora Irene e a coordenadora Rosiane, pela dedicação.
As atividades foram desenvolvidas a partir dos projetos semestrais “O lixo nosso de cada dia” (1º semestre) e “Encontrando culturas e Valores” (2º semestre).
Os alunos estão tendo um bom desenvolvimento individual em sala. São participativos e comprometidos com os objetivos propostos.As atividades são através do lúdico, já que utilizamos jogos de alfabetização, diagrama quebra cabeça,cruzadinhas, pesquisas de informações e em DVDs, trabalhos em grupos e apresentações com os temas propostos.
Estão de parabéns todos os alunos, professores e oficineiros , e, em particular a diretora Irene e a coordenadora Rosiane, pela dedicação.
Ao
iniciar o Projeto “O lixo Nosso de cada dia”, na oficina de Letramento no Programa Mais Educação, surgiram muitas
expectativas. No entanto, no decorrer do mesmo, foi tendo um envolvimento
significativo dos alunos.
O
interesse pelo projeto veio de encontro com os nossos objetivos traçados!
Durante
as aulas, os alunos foram demonstrando um amadurecimento de ideias, onde
pudemos perceber que o nosso trabalho já estava contribuindo para esta questão,
ou seja, os alunos aprenderam como dar um destino correto ao lixo, e passaram
esta aprendizagem adiante.
Neste
projeto, apresentamos algumas propostas de trabalho como:• Pesquisas sobre como reciclar;
• Como dar um destino correto ao lixo;
• Reciclar;
• Reduzir;
• Reaproveitar o lixo;
• Como utilizar corretamente as lixeiras coletoras, bem como a confecção das mesmas;
• Catação de lixo na escola;
• Sensibilização na comunidade escolar
de como dar um destino correto ao lixo, bem, como a confecção de objetos a
partir da Reciclagem de outros.
Este
trabalho foi muito gratificante, pois o interesse de todos foi percebido
durante todo o projeto.
A
mudança de hábitos nos alunos foi visível!
Sendo
assim, acredito ter realizado um bom trabalho juntamente com os alunos na
escola, e tendo a certeza de que todos serão multiplicadores desses saberes que
fazem a diferença para a mudança de hábitos. Transformando a forma como
tratamos o meio ambiente, daremos mais condições de sobrevivência a todos os
que dependem dele para sobreviver.
Ofícina de Coral do Mais Educação (Profº Israel de Brito Bento e Profª Aline Hoffmann)
As
minhas aulas de Musica (coral) feitas projeto Mais educação tem como objetivo a
inicialização dos
alunos na musica, visando a musicalidade em geral como teoria, técnicas vocais
entre outros. Não se esquecendo de passar a os alunos valores para que eles
possam entender que na musica no coral todos tem o mesmo valor independente da
sua função e do seu conhecimento disciplina e respeito são fundamental a um
musico ou cantor. Abordamos
no primeiro semestre o tema (o lixo nosso de cada dia) escolhemos uma musica com
este tema e preparamos todos juntos um ritmo, melodia, harmonia. Fizemos uma
união com
a oficina de percussão colocando um acompanhamento dando um ritmo bem dançante. Tudo
muito simples para facilitar o aprendizado, com isto o interesse pela musica e
pelo tema, torna-se
bem interessante a todos.
Na oficina de teatro
trabalhamos com jogos de construção de cenas, onde o aluno exercita sua
criatividade e consciência crítica. Na temática, “Nosso lixo de cada dia”, eles
são os agentes das atividades, conseguindo assim, distinguir o certo e errado,
tanto na técnica teatral quanto no que fazer com o lixo produzido. A ideia
principal é, nos ensaios das cenas, fazer com que os alunos consigam assimilar
o fazer teatral, tendo cada vez resultados melhores com as cenas e
apresentações e, também, trazer para o dia a dia as questões de reciclagem e
conservação do meio ambiente.
Ofícina de Dança do Mais Educação (Profª Mônica)
Nas oficinas de dança
desenvolvemos o tema "O Lixo Nosso de Cada dia", numa composição multidisciplinar,
utilizando técnicas de dança contemporânea.
A assincronismo do contemporâneo
aliado ao trabalho acrobático, com o intuito do aluno desenvolver equilíbrio,
confiança mútua e trabalho em conjunto, a segmentação coreográfica, desenvolve
a atenção, a coordenação sensório motora, qualidades perceptivas cinéticas e a
visão periférica.
Enfatizamos o tema
"Separação do lixo", por ainda não ser um assunto muito difundido
entre a comunidade. A ideia era a de popularizar o “separar, reaproveitar,
reciclar”.
Foi desenvolvida, também, a
Invernada Artística, onde buscamos resgatar a Cultura Tradicionalista Gaúcha.
Não só a fim de viabilizar o conhecimento do folclore, aos filhos dos nascidos
no RS que residam na comunidade e que não tinham a oportunidade de passar aos
seus filhos um pouco da sua cultura nativa, mas também para trazer ao
conhecimento dos demais um pouco mais da cultura da região sul.
Convém ressalvar que gaúcho é um estado de espírito. Muitos não são gaúchos porque
nasceram no estado do RS, mas porque se tornaram gaúchos de coração. Amam o pampa, e a lida do campo. Respeitam a cultura e a
tradição. Simplesmente, tenta-se não deixar se perder no tempo, a
história.
Agradeço a todos que de uma forma ou
de outra fizeram parte desse trabalho.
À direção, a coordenação pedagógica
que acreditou nas propostas, a coordenadora do Mais Educação, Rosiane Clemente,
que sempre se fez presente, ajudando no que fosse necessário e mantendo as
conexões entre os desenvolvimentos dos trabalhos dos professores que
trabalhavam em momentos diferentes e aos professores que trabalharam conosco.
Aos pais que tantas vezes acharam
estranho seus filhos de cabeça pra baixo no quarto, ou que viram eles
“brincando” de acrobacia em casa, e se preocupando com eles se machucarem ou
não. Saibam que eles estavam treinando e evoluindo tecnicamente, ainda que de
maneira lúdica. E aprimorando seu equilíbrio, seu controle físico e mental.
Sem a vontade de produzir dos alunos,
a disposição e a paciência dos pais nada disso teria sido possível. Ofícina de Xadrez no Programa Mais Educação (Profº Márcio Aurélio Vieira)
Segundo Durkhein: a sociologia aparece nos principais estudos sobre a ação educativa e teoria de hoje, desta forma estimulando a consciência publica. É devido à inesgotabilidade de situações, que o xadrez possibilita no desenvolvimento do processo cognitivo, pois não há um método ou formula capaz de garantir a vitória de seu praticante.
O Xadrez é o esporte, que mais cresceu em popularidade
chegando, hoje a ocupar a segunda colocação atrás apenas do futebol praticado
no mundo que é um excelente exercício mental conseguindo, resultados magníficos
desenvolvendo a velocidade de raciocínio.
Através de estudos científicos, foi comprovado o
grande poder de socialização, que o xadrez proporciona ao seu praticante, pois
trabalha com a questão do vencer e perde quem vence hoje não é propriamente, o
melhor e quem perde não significa que é um derrotado. O xadrez esta se
transformando aceleradamente. Nunca antes este esporte havia sido tão difundido
através dos meios de comunicação de massa com tanta força como hoje. O numero
de grandes torneios nacionais e internacionais tem se multiplicado a passos
largos. O número e a força dos grandes mestres crescem a cada dia.
Programa Mais Educação
O
Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº17/2007 e
pelo Decreto n° 7.083, de 27 de janeiro de 2010, integra as ações do Plano de
Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para
induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na
perspectiva da Educação Integral. Essa estratégia promove a ampliação de
tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de
educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e
diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola.
O
ideal da educação integral traduz a compreensão do direito de aprender como
inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito à dignidade e a
convivência familiar e comunitária, presente na Legislação Educacional
Brasileira, LDB (Lei 9.394/1996), na Constituição Federal, artigos 205, 206 e
227, no Estatuto da criança e do adolescente (Lei nº 9089/1990) no Plano
Nacional de Educação (Lei nº 10.179/01) e no Fundo Nacional de manutenção e
Desenvolvimento do Ensino Básico e de Valorização do Magistério (Lei
nº11.494/2007). Os recursos são administrados pela APP. Em
2012, as oficinas oferecidas são: Português, Matemática, Letramento, Dança,
Percussão, Coral, Artes Visuais, Cerâmica, Teatro, Xadrez, Figurino, Capoeira e
Recreação e lazer. Sendo divididas em turmas de acordo com a faixa etária, as
crianças participam de três oficinas por dia, cada qual com duração de 1 hora. O
Programa também oferece alimentação balanceada, sob orientação de
nutricionistas. Para os alunos e suas famílias, a inclusão no programa
representa a garantia de segurança, melhores condições de aprendizagem e
alimentação adequada.
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